A Ortodontia é a especialidade odontológica que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

Quais os benefícios que traz um tratamento ortodôntico?
O maior beneficio é restabelecer a oclusão dentária, ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores, que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Também é importante para proporcionar uma estética agradável ao sorriso.

Quando procurar um especialista em Ortodontia?
Quando você identificar a presença de dentes desalinhados nos arcos dentários, sem uma estética dentro dos padrões, quando apresentar problemas respiratórios ou sentir dificuldade para mastigar alimentos comuns, não só os mais duros, ou até mesmo quando sentir dores musculares na região na face, principalmente próximo à região do ouvido.

 A Ortodontia pode tratar pacientes adultos?
Sim, hoje em dia grande número dos pacientes são adultos. Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade. A limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea dos maxilares. A época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

No paciente adulto, alguns cuidados especiais devem ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais).

Você tem mais dúvidas sobre aparelhos ortodônticos? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que terei muito prazer em responder.

Dr. Leonardo Mendes (CRO 3955 PB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *